domingo, 3 de outubro de 2010

Jesus pro-activo...

Todos nós já ouvimos falar acerca de Jesus, do impacto que Ele teve na história (acreditando ou não na sua pessoa), mas o que marcou a diferença na vida de Jesus? Onde houve a diferença que dividiu este mundo?
Fruto do tempo que passo com Deus, da intimidade gerada, da busca e no descontentamento da imagem apresentada por muitos, tenho procurado conhecer um pouco mais a pessoa de Jesus. Não há lugar melhor que a Bíblia para conhecer a historia de Jesus, relatada por quatro pessoas diferentes. Existem muitos evangelhos que relatam os momentos de Jesus, muitos deles se contradizem, excepto estes quatro, relatados por pessoas que estiveram perto dele, que conviveram com Ele.
A teoria de vida de Jesus era muito revolucionaria, de acordo com os padrões vivido naqueles tempos. Ainda hoje para nós é. Algo utópico, difícil de ser vivido. Infelizmente é essa a ideia que as pessoas têm de cristianismo. Sendo o cristianismo uma proibição continua daquilo que é a liberdade que tanto ansiamos, que durante tanto tempo temos desejado, que por sua causa sangue tem sido derramado. Como podemos então viver este cristianismo que aprisiona pessoas na teologia do "não podes". Foi isso que Jesus disse? Não...
João relata que Jesus veio trazer vida e vida com abundância (João 10.10). Paulo exorta os gálatas (e todos nós) afim de permanecerem na liberdade que Jesus conquistou na cruz (Gálatas 5.1) e os romanos no sentido de viverem em novidade de vida (Romanos 6.4).
Pergunto-me então o que está errado aqui, será que temos sido enganados durante todo este tempo? Será que eu posso ser como sou, sem que sofra todo este peso da condenação?
Paulo mais uma vez descreve o amor de Jesus por nós, afirmando confiadamente, nenhuma condenação há para aqueles que estão em Jesus (romanos 8.1).
Em que ficamos então? Posso ser homossexual e ainda assim ser amado e desejado por Jesus? Claro que sim!
Posso ser um ladrão, usurpador, mentiroso, egoísta e viciado em todas as substâncias e ainda assim ser amado e desejado por Jesus? Claro que sim!
Posso vender o meu corpo e o corpo da minha filha de 2 anos para pagar o meu vicio e ainda assim ser amado e desejado por Jesus? Claro que sim!
Mas se eu for um pedófilo e um homicida aí então não haverá um lugar para mim no coração de Jesus... Errado, ainda que só fosses tu, ainda que só fosse por ti, independentemente do que fizeste, do que ainda vais fazer, de como te vêm, do crédito que te dão, Jesus estaria disposto para se dar, para conquistar essa liberdade que ainda não conheces, nem consegues viver, da mesma forma dolorosa, com toda a Sua dor, com todo o Seu sangue, para que possas viver de uma forma livre.
A pro-actividade de Jesus é relatada no sermão do monte, com a finalidade de nos preparar para viver atentos, as pessoas que nos rodeiam, com o objectivo de evitarmos problemas, de ante-mão, e tendo alternativas diferentes para os resolver, quando acabam por existir...(Mateus 5, 6 e 7 se não estou em erro e fica o aparte para a Rute e o Zézé, saudades dos serões em vossa casa a jogar aqueles jogos)
Ser Cristão é ser pro-activo...
O melhor mesmo é se encontrares alguém com fome, da-lhe de comer, com sede, de beber, se tiver frio, agasalha-o, se te pedir um favor, fá-lo com carinho, não ponderes!

Sem comentários:

Enviar um comentário