quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Sucesso está em mim!!!

Sucesso, reconhecimento, aceitação, conceitos que consecutivamente têm-me levado ao fracasso pessoal, a um estado depressivo constante, a um consumo exagerado de drogas e das pessoas que me amam...
Porque toda esta necessidade de sucesso? Fomos criados para governar, para sermos Reis. Muitas das religiões (deturpadas pelos homens) incluem o homem (ser humano do sexo masculino) como a autoridade, o responsável, o líder o sacerdote. Mas se fomos criados para viver esse sucesso, porque somos o país com a maior taxa de consumo de antidepressivos? O que falhou em todo este processo que se chama tempo, vida? A verdade é que, falando naquilo que é a minha experiência de vida, tenho procurado o sucesso em inúmeras coisas que não foram criadas para me satisfazer, pelo menos totalmente. Procuro obter sucesso por aquilo que sou (logo como sou um ser imperfeito, mais cedo ou mais tarde vou transparecer aquilo que realmente sou, desiludindo alguém), naquilo que tenho (coisas só me satisfazem momentaneamente, logo vem a consciência do seu verdadeiro valor), naquilo que a minha esposa faz ou diz (e como ela é humana como eu, muitas vezes crio expectativas não reais, e acabo por ficar frustrado), naquilo que espero dos outros (prefiro nem comentar), naquilo que os outros esperam de mim (é... eu deveria pular este parêntese, mas seria desleal com muita gente que tem expectativas em mim, a elas peço desculpa por muitas e repetidamente errar), da sociedade, do sistema, do governo... Existem milhares de possíveis influencias que podem tornar a minha vida num perfeito purgatório. Mas que influência eu deixo que elas tenham em mim? Que importância lhes dou? Qual é o meu verdadeiro lugar no meio disto tudo?
Vou falar de alguém que, com seu estilo de vida e seu amor, tem influenciado a minha vida e a vida de muitas pessoas que admiro. Jesus de Nazaré, um verdadeiro Líder, um Rabi, um Mestre, um Profeta, chamem-Lhe o que quiserem, eu conheço-O como o meu Provedor.
Ele veio para ser Rei, mas nasceu numa palheira, foi procurado com o intuito de Lhe tirarem a vida, viveu fugido, incompreendido. Um bom Rabi era escolhido pelos seus discípulos, Jesus  teve de escolher os seus, um bom Líder era apoiado, não repetidamente posto em causa, um bom Mestre era servido, não lavava os pés aos seus subordinados... Que confusão... Jesus teria toda a razão para ser o depressivo mais conhecido da humanidade mas todas essas circunstancias não determinaram quem Ele era como pessoa, nem, em alguma ocasião, puseram em causa sua missão. Ele era humano como nós, com os mesmos desejos que nós, mas não vivia como nós, nem tinha os mesmos padrões que nós temos, fruto da sua intimidade com Deus Pai, sua convicção era inabalável, não existia factor algum que o fizesse duvidar de quem Ele era...
Concluo então que hoje a minha tendência depressiva (e suicida muitas vezes) deve-se ao facto de muitas vezes ouvir mais aquilo que os outros dizem, do que ouvir aquilo que Jesus diz a meu respeito.
Há coisas que não podem ser imitadas, indo ao livro de Actos no capitulo 19 encontramos uns "artistas", aliais uns verdadeiros "artistas", que, segundo descreve o autor, eram filhos de um Sacerdote chamado Ceva, e tentaram expulsar um demónio em nome de Jesus a quem Paulo pregava... Quê? 
O demónio não vai de modas e reponde-lhes à letra (gosto deste demónio), Jesus eu sei quem é Paulo também, mas como vocês não são nada, não têm autoridade nenhuma, vai de levar porrada... Engraçado que  os demónios sabiam quem Jesus era, eles abertamente o proclamavam como Filho do Deus Altíssimo, mas os que eram seus, para quem Ele tinha vindo não o reconheceram...
Ele escolheu 12 que deixaram tudo para o seguirem (e dois deles deixaram-no para o seguir após terem conseguido a sua maior pescaria) personificando aquilo que Jesus tinha feito por todos nós, deixando tudo o que tinha, para que hoje, fruto daqueles 12, hoje houvesse continuidade em nós. Eu sou o sucesso da cruz, sou a sua continuação e tu também...
Um grande amigo, o Pedro do Borel, missionário na JOCUM  dizia que o que importa não é ir onde Jesus teve a possibilidade de estar, nem falar com as pessoas que Jesus teve a oportunidade de falar (referindo-se assim a uma viagem perdida a Israel) mas levando esperança onde Jesus, fisicamente, nunca conseguiu ir, falando com quem ele nunca conseguiu falar, abraçando aqueles que nunca foram abraçados e tanto precisam sentir esse abraço de Jesus.
É altura de mudar o mundo, é altura de aceitar a nossa missão.
Ontem falava com um amigo de infância, que me contava acerca da morte do seu irmão mais velho e dizia: "Foi pena porque ele agora estava bem, fez uma recuperação e estava a recomeçar a sua vida. Sabes, Deus tem o seu propósito!" 
Eu não consegui ficar calado e tive de lhe responder (falamos de alguém que sempre viveu uma vida no limite, abusando continuamente de drogas e que por fim começava a endireitar a sua vida, aos 35 anos sensivelmente) disse-lhe: Sabes de facto Deus tem um plano para a nossa vida, mas o diabo também o tem! E pelo que consigo entender o diabo conseguiu concretizar, perfeitamente, o plano que tinha para a vida do teu irmão.
Eu não consigo ficar quieto, vendo todos os meus amigos cumprindo perfeitamente o propósito do inimigo, enquanto vivo acomodado com o meu falso cristianismo. Perdoem-me, mas Deus quer algo mais de mim...

Sem comentários:

Enviar um comentário