domingo, 27 de março de 2011

Escravo com estatuto de amigo...

Tudo o que eu queria era ser chamado teu amigo...


É difícil hoje encontrar uma definição para Ser amigo, pois amizade só se justifica quando há interesse.
Procurei em vários dicionários da língua portuguesa o seu sentido e não encontrei definição como a bíblica em João 15.13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Ser amigo é dar, mas dar o mais importante a vida.
Paulo no seu dilema expressa o desejo, verdadeiro, do seu coração, sem saber o que escolher entre a morte para estar com Cristo ou continuar a dar vida, vida dolorosa, para seus amigos.
Mas a verdade é que no meio Cristão  (seja ele o católico apostólico romano, ou o evangélico, o ortodoxo, ou qualquer outra interpretação, denominação ou o que quer que seja) é mais fácil ser aceite como amigo do que como servo, ou no seu mais correcto sentido, escravo...
Não consigo parar de pensar nas palavras de Jesus...
João envolve de pólvora cada palavra de Jesus, como o objectivo de que o Espírito Santo, rebente com nossos corações... 
Transcrevo
"Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.
Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido."
Evangelho de João 15.14,15
A verdade é que ultimamente tenho dado tudo como adquirido e quando acontece uma catástrofe, similar ao terramoto seguido de maremoto que aconteceu no Japão, na minha vida, não abala o eixo da terra, mas altera todo o decorrer da minha existência...
Alguns amigos próximos sabem que estou a viver um momento difícil, no qual a palavra confiança tem sido um baluarte, confiança essa que vem sido alcançada num relacionamento directo com esta explosão provocadas pelas palavras de Jesus na minha vida.

Agradeço ao Adriano Carvalho, porque repetidamente me ensinou que Não também é resposta de Deus.

E ser amigo é estar presente, cuidar, amar e ser amado, mas esse estereotipo já todos nós conhecemos, mas tenho percebido na minha vida que existe uma enorme diferença entre o saber e o viver, entre o conhecimento e a pratica de vida.
Mas e o significado de escravo, será que conseguimos, verdadeiramente, saber o seu significado?!?
Quantos de nós já fomos escravos?
Quantos amigos temos que são escravos?
Quantos conhecemos alguém que já foi escravo?
Vou mais longe ainda, quantos de nós se relacionariam com escravos...
Escravo é alguém que deixou de ter direitos em sua vida!
Escravo era aquele individuo dos filmes, os negros e ou endividados nos tempos dos romanos...
Eu tenho muito de escravo na minha vida! Uma divida que nenhum dinheiro do mundo paga, não tenho nada e por consequência não tenho direito a nada, pois no decorrer da minha vida os meus deveres, muitas vezes foram trocados por uma quarta de heroína, logo a lógica diz-me que não tenho direitos e a razão cicatriza essa falta de deveres em mim...
O que posso fazer então, logicamente falando, para me sentir bem comigo mesmo e minimizar os estragos produzidos no percurso desta loucura que alguns chamam de "minha vida"?!?
Dar! porque dar é o estilo de vida que dá cor ao Cristianismo, seja a um amigo ou não, a mensagem da cruz pintou no mundo a dádiva de Deus para com os homens, vivida na pele de Jesus.
Este sou realmente Eu...
E este é o nosso Deus!

2 comentários: