sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Reflexo ou odor???

Quem nunca foi confundido com alguém em particular? Por causa de uma semelhança, uma expressão, um timbre de voz... Há coisas que nos assemelham a outros indivíduos, outras que nos assemelham aos nossos familiares e outras que nos identificam culturalmente, simplesmente nos denunciam... 
Lembro-me de um episódio insólito, que aconteceu à porta de Caifás, sumo sacerdote em Israel, nos tempos de Jesus, em que o apostolo Pedro é confrontado e comparado a Jesus. Pedro nega-O e o resto já se sabe. João 18.
Tenho tentado viver num patamar semelhante ao de Pedro, baseando toda a minha vida e experiência no meu relacionamento com Jesus, tendo uma total consciência que todo o resultado daquilo que sou, depende e é consequência de tudo aquilo que eu escolho e dou liberdade a Jesus de fazer na minha vida, isto é, a minha vida, as minhas acções são resultado da minha intimidade com Deus. Então se é assim, porque é que as pessoas quando olham para mim não têm comentários semelhantes aos que a empregada do sumo sacerdote?!?
Jesus conseguia atrair as pessoas com o seu carácter, As pessoas sentiam-se bem junto de Si, sem condenação, sem se sentirem culpadas. Philip Yancey diz que isso se deve ao facto de Jesus trazer à tona todo o pecado reprimido e dando a possibilidade ao perdão total a todo pecado claramente reconhecido.
Eu pergunto-me se sou culpado por esta falta de semelhança com Jesus... Se tudo aquilo que escolho e faço afasta as pessoas de Cristo...
Jesus tem me levado para outro lado. Sim, muitas vezes sou eu que afasto as pessoas de Jesus, assumindo-me cristão e comportando-me como um verdadeiro troca-tintas, mas Jesus tem-me feito entender, que foi este troca-tintas que Ele escolhei confiar a sua palavra e a vida daqueles que estão mias perto de mim...
Mas voltando ao outro caminho, eu cada vez mais acredito que não sou comparado a Jesus, muitas vezes porque as pessoas não conhecem Jesus... Como podem comparar a algo que não conhecem... 
Jesus para muita gente é sinonimo de uma vida de regras, utópica, impossível de ser vivida e sem liberdade, quando Jesus é real verdadeiramente o contrario. Já escutei inúmeras vezes que tenho tanta força de vontade, que sou tão forte, que sou um exemplo e na verdade se soubessem que se têm referido à pessoa de Jesus em mim e não a mim de verdade...
Cabe-me esta ingrata função de me desmascarar e assumir que sou um fraco, não tenho confiança nenhuma, tenho medo de falar com as pessoas, penso mias vezes em fugir do que enfrentar as coisas, mas o que acontece na minha vida é fruto da intimidade que eu tenho com Deus. Um grande amigo e para mim um pastor pessoal, passo a citar José Neves Esteves, fez-me entender com as suas palavras que quando me tiram Jesus, ou me afasto Dele, eu cheiro mal...
É nesta confiança, nesta certeza que baseio a minha vida, sabendo a minha responsabilidade em fazer crescer o Reino.

Sem comentários:

Enviar um comentário