terça-feira, 15 de novembro de 2011

Em tempos de crise em quem confiar...

Há uma história que queria contar…
Não é fruto da minha imaginação, mas é a confirmação daquilo que o sábio dizia, “não há de novo de baixo do sol…”
Permitam-me o paralelismo temporal e deixem-me contextualizar-vos diante do tempo vivido por este nosso anfitrião.
Um homem chamado Elias viveu numa determinada fase da sua vida, uma crise que era geral, na sociedade onde estava inserido. A falta de água produziu uma quebra económica arrasadora, uma vez que a base da economia girava em torno da agricultura.
Elias escolheu confiar nas palavras que Deus tinha falado, de uma forma muito directa, a ele, saindo da condição em que estava e confiando na boa vontade de uma pobre viúva, e quando falo pobre é no sentido literal da palavra, que no fundo representava o cuidado de Deus.
Deixem-me transcrever as palavras da viúva, após o pedido de Elias:
Mas ela respondeu: “Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus, que não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos.
Como fica a confiança de um homem que é guiado, por Deus, para um lugar, com a promessa de sustento e escuta uma resposta desta???
Eu certamente teria gesticulado, resmungado, duvidado, insultado Deus até a quinta geração… Mas Elias não, outrora sustentado por corvos, atribuía-se a ele a culpa da crise, furo de uma oração feita por si, no sentido de deixar de chover… Ele seria o causador da crise, que ao contrário dos nossos políticos, ele estava a sofrer a consequência directa desse zelo que mantinha por Deus.
Agrada-me a resposta de Elias, passo a citar:
Elias, porém, lhe disse: Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho.
Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: “A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra”.
Momentos de crise podem ser encarados através de duas perspectivas, uma pessimista e outra de confiança.
Quando temos em quem confiar, as circunstâncias deixam de ser importantes e a convicção toma o lugar de estrutura que nos dá uma estabilidade diferente…
Em quem confias tu?
Nos Governos, na tua força, na economia?
Dá que pensar… 


Se quiseres ler a completa carrega aqui ou então poderás fazê-lo na Biíblia em 1 Reis 17

1 comentário:

  1. Boa tarde, sou a Bárbara, e venho tentar pedir se possivel para me contactar por e-mail. pois estou em conjunto com a escola do meu irmão de 13anos a tentar contactar ex toxicodependentes para que junto dos alunos da escola do meu irmão posso lhes contar a sua historia de vida com final feliz para que eles possam aprender um pouco mais e nao irem por caminhos menos certos. Isto tudo vem a proposito de este ano eu a minha mae e a directora de turma do meu irmão ter-mos em conjunto descobrido que ele andava a consumir droga com mais alguns colegas de escola uns mais velhos outros mais novos. E estas acções serveriam para ajuda-los a deixar o vicio o quanto antes e a abrir os olhos a alguns que estão com ideias de experimentar. Isto pode ate nao ajudar o meu irmão. Mas podera ajudar outras crianças. Pois com 13 anos não passam de crianças. Aqui fica o meu e-mail espero que me contacte ficaria-lhe muito grata. bianca_alexandra93@hotmail.com
    Bárbara Alves.

    ResponderEliminar